IDEAL ENGENHARIA

PROJETO HIDROSSANITÁRIO

Já pensou chegar em casa louco por uma ducha relaxante e ao abrir o chuveiro e a água fica pingando, o famoso banho de conta gotas?

Sabe por que isso acontece? Não tem pressão suficiente na rede de tubulações.

Outra coisa que incomoda demais: entrar no banheiro e sentir um cheiro desagradável, mesmo ele estando limpinho. É terrível! Uma possível causa é a falta de ventilação na tubulação de esgoto.

Ah, mas eu nem sei do que se trata essa ventilação, ou essa pressão na rede.

Então? Essa é a finalidade de um projeto de instalações hidrossanitárias, também conhecido como projeto hidrossanitário.

O projeto de instalações hidrossanitárias, quando bem elaborado, garante a funcionalidade dos equipamentos, evitando problemas como falta de pressão, barulho excessivo e retorno do mau cheiro das instalações de esgoto, entre outros.

As instalações hidrossanitárias são divididas em: água fria, água quente, esgoto e águas pluviais. Em alguns casos teve o aproveitamento de água de chuva e o reaproveitamento de águas cinzas.

O dimensionamento dos reservatórios, diâmetro das tubulações, potência das bombas, tamanho das calhas, por exemplo, são calculados no projeto de instalação hidrossanitária.

E quando é necessário fazer furo na parede? Onde passa a tubulação? Outra vantagem do projeto hidrossanitário.

Ao realizar o projeto, o contratante também está se precavendo para imprevistos gerados pela falta de planejamento. Segundo um estudo realizado em 2006 pelo Corpo de Bombeiros do estado de Goiás, cerca de 75% das patologias da construção são provenientes de problemas relacionados com as instalações de água e esgoto. Ou seja, apenas um quarto das patologias de uma construção não são provenientes das instalações hidráulicas. Isso ocorre pela falta de projetos hidráulicos e pela negligência com as execuções das instalações que muitas vezes são realizadas por profissionais sem treinamento ou experiência.

Instalações não pensadas de forma correta são responsáveis por vários problemas, como gasto excessivo de água, ruídos e vibrações incômodas nas tubulações, até saída de água com fluxo descontínuo nos pontos terminais.

A elaboração desse projeto reduz o desperdício de materiais, evita improvisos na obra, pensa no funcionamento dos equipamentos a longo prazo.

Os projetos, normalmente, custo em torno de 5% do valor total da sua obra. Não faça economias bobas e contrate um projeto hidrossanitário.